Fale Conosco

Acadepol orienta candidatos de concurso para o teste de aptidão física

O dia do Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso público para os Cargos de Investigador e Escrivão da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso está chegando e é uma das fases mais esperadas pelos candidatos. 

Com a aproximação da data do teste, também chegam as dúvidas referentes a execução de forma correta dos exercícios exigidos. O grande índice de reprovação nos concursos anteriores faz com que aumente a ansiedade e o nervosismo e o pequeno tempo entre a prova dissertativa e o TAF é o grande desafio para os candidatos.

O doutor em Educação Física e professor da Academia de Polícia (Acadepol), Claudinei Farina, explica que o tempo de três meses entre as provas não é o suficiente para uma preparação adequada, e que o candidato não pode deixar para se preparar em cima da hora, correndo o risco de uma frustração ocorrida por uma reprovação precoce. 

O Teste de Aptidão Física é dividido em quatro atividades, sendo três de exercícios resistidos (Flexão na Barra Fixa, Abdominal Remador e Meio Sugado) e um exercício que mensura a capacidade cardiorrespiratória do candidato (corrida de 12 minutos). Para ser considerado aprovado o candidato deverá realizar um quantitativo mínimo para o sexo masculino e feminino, para cada uma das atividades, conforme mensurado em edital do concurso. 

Entre os quatro exercícios, a Flexão de Barra talvez seja o exercício que mais exija dos candidatos, principalmente do sexo masculino. Em segundo a corrida de 12 minutos onde o candidato deverá estar bem condicionado para correr os 2000 metros no feminino e 2400 metros no masculino. 

O Meio Sugado tem uma exigência dos movimentos coordenativos bem apurados, aliado ao quantitativo que não é baixo nem para o masculino e nem para o feminino. 

“Quero desejar a todos os candidatos um ótimo TAF, durma bem, vista uma roupa leve, use um bom tênis de corrida e dê preferência um tênis que você esteja acostumado a correr, evitando tênis novo e no dia não esqueçam de levar sua garrafa de água ou eletrólito para uma boa hidratação, uma barra de cereal ou até mesmo uma fruta, pois como sabemos esses testes demoram horas e ficar sem se alimentar pode levá-lo a uma hipoglicemia indesejada prejudicando seu rendimento e pior causando inclusive sua reprovação”, disse o professor.


Copyright  - A Voz do Estado  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (11) 91233-6583